Tô só observando

Tô só observando

quarta-feira, 12 de março de 2014

As voltas e a escravidão

Ontem assisti "12 Anos de Escravidão". Gostei do filme, não amei. Essa é a escravidão mais óbvia, a de posse, mas e as outras? Aquelas que sentimos, mas não percebemos? Somos escravizados pelo medo de ficar sem trabalho/emprego, sem namorado/amor, sem amigos/família/solidão. Percebemos? Só de vez em quando, mas preferimos não pensar nisso.

No filme, Solomon, negro livre, recebe outro nome depois que seus sequestradores o vendem, Platt. Quantos apelidos tivemos que não gostávamos, mas que aceitamos só para sermos aceitos? Isso aprisiona e nossa imagem fica presa lá, no passado, junto a um corpo que não existe mais e isso direciona parte de nosso comportamento. Tipo Babu, ajudante gordo da Jeanne (desenho animado), quem teve esse apelido, nossa... Olha... Boa sorte!

Tem os períodos que ficamos presos a uma idéia fixa e ficamos dando volta, pensando a mesma coisa, tendo as mesmas atitudes. Isso não é escravidão? Ficar correndo atrás do próprio rabo? Solomon conseguiu romper o ciclo, mas já não era o mesmo - lógico, situação extrema essa! Mas não é só isso, é a forma como ele viveu tudo isso, fez pensar em mim, na sociedade hoje...

Somos diferentes? Tão diferentes assim?

Sim, as imagens são horríveis, mas vale olhar de outra forma, para tentar sermos menos escravos hoje, porque hoje somos presos de outras formas, muito mais sutis.



0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP