Tô só observando

Tô só observando

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Não Sou Tudo

Reli o Tabacaria, Álvaro de Campos. É o famoso: "Não Sou Nada, nunca serei Nada..." e pensei em fazer uma brincadeira, negando o poema todo, foi aí que começou o nó. Como seria a verdadeira negativa de Não Sou Nada? Não sou Tudo, Sou Nada ou Sou Tudo?

O Não Sou Tudo coloca-nos numa escala mais humilde, talvez mais realista da Vida, onde a pessoa sai da ilusão de que ela é tudo mesmo, onde todos devem satisfazer seus desejos. Sim, também tem o falso humilde, mas isso é conversa para outra hora.

Sou Nada é um tanto derrotista e acaba me parecendo aquelas pessoas que querem elogio o tempo todo, sabe? Mesmo quando ela erra o figurino: "Imagina, você tá linda nesse vestido laranja-ocre e verde abacate"! E fica se colocando para baixo para chamar a atenção.

Sou Tudo também é chato, me irrita profundamente esse pessoal que pergunta sobre você e na hora que você vai responder, a pessoa conta uma história dela que em nada tem a ver com aquilo que você falava anteriormente!

Aí chegamos ao óbvio: Fernando Pessoa era um gênio. Mas pensei: ele é um gênio não só porque escreveu tudo aquilo, mas porque faz refletir a sua escrita em nós até hoje. Quem já não passou por todos esses níveis?  Quem já não percebeu que não é o centro do Universo? Mas também quem já não pensou que fosse? Pelo menos na infância todos nós achamos que somos. E quem já não foi abandonado e se sentiu a pior pessoa do mundo.

Toda vez que leio algo que me encanta, agradeço ao autor. O que vai no coração é difícil ser traduzido em palavras.

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP