Tô só observando

Tô só observando

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Ouvido

"Sou toda ouvidos", quantas vezes falamos isso na vida? Agora, quantas vezes falamos isso, de verdade, de coração? Eu não sei. Acho que na maior parte do tempo somos todos bocas, só queremos falar, falar e falar!! Não ouvimos. E se outra pessoa chega e começa a falar, a gente não consegue manter o foco na conversa anterior.

Aí penso: isso é reflexo do fato de não nos ouvirmos. O corpo pede para parar de comer doce, porque você já está com dor no estômago. Mas a gente para? Não, não paramos! O corpo pede para deitar mais cedo, mas temos que passar naquele bar, para ver aquele amigo, naquele dia. A gente deitou mais cedo? Não! Aí para piorar, quebramos mais um ciclo de sono, dá insônia e ainda assim, temos que trabalhar.

Não nos ouvimos e temos a pretensão de ouvir o outro. Como? Nunca treinamos em nos ouvir, nas atitudes mais básicas. Para ouvir, é necessário estar aberto, sem julgamento de certo e errado, mais tranquilo e vazio, mas estamos sempre correndo, engolindo a comida, como parar e ouvir? Lembrando de parar. Lembrando de mastigar. Lembrando que seu corpo "fala" com voce e se aprendermos a ouví-lo será um grande passo para aprender a ouvir os outros.

Quantas vezes um amigo nos agradece por termos, simplesmente, ouvido o que ele disse? E a resposta, comumente é: mas eu não fiz nada! Fizemos sim, ouvimos, abrimos o coração e só o que o outro precisava era aquilo, mas estamos tão sós que deixamos de valorizar até isso.

"Você tem 1 boca e dois ouvidos, que é prá escutar mais e falar menos". Verdade. Mas é preciso voltar o ouvido prá dentro, senão perde o sentido.

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP